quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Curriculo escolar

                  "Conceito simplificado, o currículo é a organização do conhecimento escolar."

O currículo é uma parte importante da organização escolar e faz parte do projeto-político-pedagógico de cada escola. Por isso ele deve ser pensado e refletido pelos sujeitos em interação “que têm um mesmo objetivo e a opção por um referencial teórico que o sustente” (VEIGA, 2002, p.7).
Dito de forma resumida, o currículo é a organização do conhecimento escolar.



Antigamente as escolas apresentavam as teorias do currículo escolar como algo isolado, que não tinhas significações profundas que pudessem contribuir para o desenvolvimento intelectual e cognitivo dos alunos em particular.
                       


  O currículo escolar era considerado simplesmente como uma seriação de conteúdos escolares, era estruturada e detalhada de acordo com as exigências e normas da instituição de ensino. O currículo escolar atual é o mesmo proposto pela tradição escolar e conservado de igual maneira por todas as escolas. Portanto podemos dizer que na era da tecnologia, o currículo escolar e feito a partir das necessidades de cada escola e de cada aluno.

A organização curricular se tornou de estrema necessidade, com o surgimento da escolarização em massa, precisou de uma padronização do conhecimento a ser ensinado, resumindo, que as exigências do conteúdo fossem as mesmas. 
Com o video abaixo vamos entender mais sobre curriculo:

                     

O Currículo Real é o que acontece dentro da sala de aula com professores e alunos a cada dia em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino.
 O Currículo Oculto representa tudo o que os alunos aprendem diariamente em meio às várias práticas, atitudes,
comportamentos, gestos, percepções, que vigoram no meio social e escolar.
O currículo prescrito é igual para todo o território e para todos os alunos, construído para que o professor o execute da forma como veio estruturado.
Mesmo o currículo sendo prescrito,o professor através de sua interação deve construir,no dia-a-dia,novas alternativas curriculares para a sua prática docente.

Mas as necessidades de mudanças justificam as publicações de pesquisas no sistema educacional, uma reestruturação curricular, novas pesquisas e mudanças, já que os termos e normas de currículo mudam constantemente, Devido à dimensão territorial e à diversidade cultural, política e social do país, nem sempre os Parâmetros Curriculares chegam às salas de aula, mudam também de acordo com a região, estados e município mesmo seguindo os padrões nacionais.
Portanto nos permite criar novas perspectivas de idéias curriculares.

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